Todos Juntos Podemos Ler - Eu, tu e o mundo


O desenvolvimento de um projeto como este no nosso Agrupamento, justifica-se na medida em que somos uma escola de referência por recebermos alunos de outras nacionalidade e promovermos a sua inclusão social e educativa.

Somos um Agrupamento abrangido pelo programa TEIP, que tem explícito no seu Projeto Educativo a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.

Somos uma escola REEI pelo facto das nossas práticas educativas desenvolverem o respeito pelas diferenças e o estabelecimento de relações positivas de interação e aproximação entre alunos/as e outros membros da comunidade educativa de diferentes culturas; foi-nos atribuído o Selo Intercultural pelo facto de, através do nosso projeto educativo e das nossas práticas, promovermos o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística e cultural, como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos.

A nossa população discente é constituída por 14% de alunos estrangeiros pertencentes a 23 nacionalidades.

O nosso Projeto Educativo contempla, na sua missão, a educação inclusiva e para a Paz. Tem como princípios orientadores o desenvolvimento integral, o diálogo intercultural, visando uma educação para a cidadania global.

Somos, ainda, uma escola inclusiva que pretende promover a habilidade leitora nos alunos com diferentes ritmos de aprendizagem, de acordo com as suas limitações e em vários tipos de suporte.


Síntese

Este projeto propõe um trabalho colaborativo sobre a identidade cultural do Agrupamento e as várias culturas existentes no nosso país no âmbito individual, social e coletivo.

O trabalho com Literatura Infantil, permite-nos explorar várias competências. Sendo assim, no âmbito deste projeto, Ler+ Eu, Tu e o Mundo, pode explorar-se a heterogeneidade na e da escola, com o objetivo de formar cidadãos críticos e autónomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.

Pretendemos que as crianças reflitam sobre a importância de respeitar a diversidade cultural, social, racial e de género e a literatura pode ser uma poderosa ferramenta para essa consciencialização. Pelos livros, as crianças são capazes de explorar caminhos desconhecidos, aprender a descobrir o outro e identificar-se com as histórias para não se sentirem sós. Assim, através da leitura de um conjunto de obras literárias e a sua exploração com recurso a metodologias ativas e participativas, acreditamos que é possível. 

Uma outra vertente do projeto tem a ver com a divulgação do mesmo, permitindo o desenvolvimento de competências de comunicação e de relações interpessoais entre os alunos e a comunidade a que pertencem.



Clique na imagem para aceder ao blogue do Projeto.