Projeto Todos Juntos Podemos Ler - Eu, tu e o mundo 


Este foi o 1º trabalho realizado no âmbito do Projeto Eu, tu e o mundo, em E@D. 


Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio (Autonomia e flexibilidade curricular) 


Os alunos do 1º ciclo do Agrupamento participaram no desafio lançado pela biblioteca  "Saudade" - escreveram o que para eles é a saudade, no padlet:

https://padlet.com/bibliotecaescolarveiga/Bookmarks


Unidos pelo ambiente - Reciclar (Autonomia e flexibilidade curricular) - 2º período

Mais uma  obra foi trabalhada no âmbito deste projeto, com as turmas do 1º e 2º anos. Após ouvirem a história "O dia em que o mar desapareceu", os alunos ilustraram frases da mesma, construindo um livro-reconto.


Mês dos afetos 2020

Os alunos da Veiga, ao longo do mês de fevereiro, nos intervalos, realizaram várias atividades relacionadas com os afetos: palavras cruzadas, sopas de letras, ilustrações e, claro, muitas leituras.. 


Ler+ Cultura - Leituras Orientadas: "Corre, corre, cabacinha" (Articulação curricular)

Os alunos do 1º ano viram um pequeno filme, fizeram o reconto oral, através de imagens e desenharam a parte de que mais gostaram, numa cabacinha, apresentando as suas escolhas à turma.


Dia Escolar da Não Violência e da Paz 2020 (Autonomia e flexibilidade curricular)

Para comemorar este dia, a Biblioteca da Veiga trabalhou, com algumas turmas, o poema "A menina feia", de Luísa Ducla Soares, promovendo valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.


Palestra do Doutor Luís Portela na Biblioteca Escolar  Dr. Francisco Sanches

29 janeiro 2019

Na presença de cerca de 80 alunos da Escola, o Doutor Luís Portela dissertou sobre questões relacionadas com a Educação, a Vida e os Valores do século XXI. A importância da família, o Amor, foram temas abordados e que proporcionaram a curiosidade dos alunos presentes.


Formação de Utilizadores JI - empréstimo domiciliário

As turmas do JI foram à Biblioteca ouvir e ajudar a contar a história  "A que sabe a lua?", para dar início à "Leitura em Família".


Leitura domiciliária


O empréstimo de livros para leitura domiciliária já teve início e o feed-back dos alunos já chegou...


Ler+ Cultura - Leituras Orientadas: "O Beijo da Palavrinha" (Articulação curricular)


O 4º ano iniciou 2020 com a leitura de mais um livro nos tablets. Debateram a ideia presente na parte final da história e responderam, em equipas, a um kahoot.



LEITURAS "ENTRETEMPOS" 

Uma atividade  da BE ao serviço do PAPOA (Plano de Ocupação Pleno dos Alunos.)


NATAL na BE da Veiga 2019 (Autonomia e flexibilidade curricular)

Os alunos leram nos tablets o conto de Rosa Lobato de Faria "A menina da rosa amarela". Fizeram o resumo e, em grupo, comentaram, por escrito e oralmente, os excertos mais significativos da história, refletindo sobre os verdadeiros Valores do Natal

Foi assim o Natal da Biblioteca no 1º ciclo.


Encontro com o escritor ...2020:  João Manuel Ribeiro

Este ano, foi nosso convidado o escritor João Manuel Ribeiro que esteve presente em todas as escolas do JI e 1º ciclo do Agrupamento. Como é habitual, as educadoras e professores envolvidos, prepararam os meninos para este encontro, lendo poemas, adivinhas e excertos de livros do autor. 

E ainda houve tempo para trabalhos de ilustração, colagens e momentos musicais.

O João Ribeiro presenteou-nos com histórias curiosas, rimas, canções, muita animação e boa disposição!


Workshop de Escrita Criativa

Os alunos do 6º 1 e 6º 5 realizaram um exercício de escrita a partir da leitura de excertos de diversas obras. 


Ler+ cultura - Leituras orientadas: "O Rouxinol" (Articulação curricular)

O 2º ano trabalhou o poema "O Rouxinol", de Sidónio Muralha. Começaram por descobrir algumas adivinhas sobre os vários animais do livro "O Rouxinol e a sua namorada", completaram o poema e participaram num jogo de interpretação.


Unidos pelo ambiente - Reciclar (Autonomia e flexibilidade curricular)

As turmas do 1º e 2º anos, no âmbito do projeto Unidos pelo Ambiente, participaram na atividade "Maria Botelha, a garrafa aventureira". Depois de ouvida a história, de muitos comentários e trocas de vivências, "separaram o lixo", num labirinto.


Barrigada de Histórias - 4º1

Os livros da Andréa também vão ao 1º ciclo. Os meninos do 4º1 pareciam encantados!


Barrigada de Histórias - JI das Enguardas

Mais um momento de grande agitação e entusiasmo, desta vez, na sala da educadora Felisbela, com os livros e as histórias da Andréa Duarte.


SOBE - Saúde oral e a Biblioteca Escolar

Já se iniciaram as sessões SOBE para as salas do pré-escolar; um trabalho da Enfermeira Celina em parceria com a biblioteca escolar da Quinta da Veiga. Os meninos ouviram a história de "Uma bruxinha que voava numa escova de dentes", fizeram de dentistas e aprenderam a escovar corretamente os seus dentinhos.


Halloween 2019

Que assustador! As bruxas também passaram na biblioteca da Quinta da Veiga... numa exposição de chapéus decorados pelas turmas das professoras de inglês, Fernanda Soares e Anabela Pinto.

O Halloween também rondou a BE da EB Dr. Francisco Sanches. No âmbito do Projeto Erasmus+ - In which world do you want to live? Os alunos do 8º6 realizaram alguns trabalhos, em Inglês, relacionados com a temática da água.

 


Ler+ Cultura - Leituras Orientadas: "A maior flor do mundo" (Articulação curricular)

Mais uma obra trabalhada com o 4º ano, em articulação com a Biblioteca Escolar. As turmas começaram por recolher informações da capa, contracapa e de um texto informativo. De seguida, viram uma curta-metragem  e responderam a perguntas, cujas respostas foram autoavaliadas. A leitura da história foi individual e nos tablets, com posterior interpretação oral. Terminaram a atividade, escrevendo e apresentando as suas opiniões sobre a moral que ela pretende transmitir... em pétalas... com as quais construíram a maior flor do mundo...


Ler+ Cultura - Leituras Orientadas: "O romancinho verde" (Articulação curricular)


Da obra "Mistérios", de Matilde Rosa Araújo, foi trabalhado o poema "O romancinho verde", nas turmas do 4º ano. Os alunos declamaram-no, analisaram-no e relembraram a área vocabular e algumas noções de versificação. Após aprenderem algumas técnicas do resumo, cada menino elaborou um e apresentou-o à turma. 


Ler+ Cultura - Leituras Orientadas: "O mercador de coisa nenhuma" (Articulação curric.)

As turmas do 3º ano do Agrupamento trabalharam a obra "O mercador de coisa nenhuma". Começaram por, numa sopa de letras, encontrar informações sobre o escritor e, após a leitura dialogada do conto, debateram ideias. Terminaram com a construção de um cartaz com os sonhos de cada um.


Ler+ Cultura - Leituras Orientadas: "Frutos" (Articulação curricular)

O 1º5 e 1º6 foram à biblioteca ouvir e declamar o poema "Frutos". Mas, antes disso, ficaram a saber quais as partes de um livro e algumas coisas sobre o autor. Fizeram muitas atividades relacionadas: associações de palavras a imagens, identificação de rimas, sensações, número de sílabas, árvores de fruto... E ainda aprenderam algumas curiosidades sobre alguns dos frutos presentes no poema. No fim, fizeram uma atividade de concentração: encontrar as diferenças...

Ler+ Cultura - Leituras Orientadas: "O Elefante Cor-de-Rosa" (Articulação curricular)


"O Elefante Cor-de-Rosa" foi o primeiro livro a ser trabalhado, em parceria com a Biblioteca Escolar, pelas turmas do 2º ano. Depois da sua leitura, os alunos fizeram perguntas sobre a história aos colegas, que tentaram responder com toda a correção, mostrando terem-na compreendido. Por fim, ilustraram o seu elefante imaginário, descrevendo-o, oralmente, à turma.


Dia da Alimentação - 16 de outubro 2019 (Autonomia e flexibilidade curricular)

"Comer saudavelmente é um prazer" foi a atividade deste ano, desenvolvida no âmbito da comemoração do Dia da Alimentação, na qual participam as turmas de 4º ano da Veiga, que, na biblioteca, realizaram algumas tarefas que podes consultar.

https://padlet.com/veigaalunos0/qyg7p1z9qq4o - 4º5, turma da professora Fernanda

https://padlet.com/veigaalunos0/mbc4hlqiijgr - 4º6, turma da professora Clarice


Outubro 2019 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

- Formação de Leitores - (Autonomia e Flexibilidade Curricular)

A biblioteca da Veiga, consciente dos benefícios da leitura em voz alta,  dinamizou a oficina Formação de Leitores "Coral de Leituras", na qual participou a turma do 3º5, da professora Júlia Barroso. Foi um momento de promoção da leitura, em que os alunos exercitaram a sua capacidade de ler para os outros o poema "Coitado do rouxinol!"


Outubro 2019 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 

- Formação de Leitores - (Autonomia e Flexibilidade Curricular)

As turmas do 4ºano participaram na atividade Formação de Leitores "Uma história que eu ouvi". Após verem e ouvirem a história "A Arca do Tesouro", debateram as ideias mais importantes, falaram das suas experiências e construíram um mural com as suas opiniões. 



Outubro 2019 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 

- Formação de Utilizadores -

  • As turmas 1º4 e 1º5, das professoras Conceição Castro e Regina Clemente, participaram na atividade de Formação de Utilizadores "Empréstimo Domiciliário - Como começar?" Ouviram a história "A Biblioteca Malhada", relembraram as regras e serviços da Biblioteca e ainda receberam um marcador de livros da Vaquinha Malhada.



Outubro 2019 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

- Formação de Utilizadores -

  • A turma do Pré-Escolar da Educadora Conceição Moura participou na atividade "Uma história para conhecer a BE". Ouviram a história "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas" e ilustraram a capa da história adaptada que a professora bibliotecária lhes ofereceu, para que a pudessem recontar aos pais.



Outubro 2019 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

- Formação de Utilizadores -

  • As turmas do 3ºano estiveram na biblioteca, a participar na atividade "Onde mora o livro?" para recordarem as normas de utilização e organização do espaço e recursos, (nomeadamente a diversidade do fundo documental livro), bem como as regras do empréstimo domiciliário. Fizeram a atividade prática "Onde mora? " e levaram para casa o panfleto da biblioteca.